Neste dia 8 de março de 2015, Sentada em frente ao notebook e fazendo crochet, fico olhando as páginas das amigas ,que também curtem o artesanato com eu. E ai penso naquelas mulheres trabalhadoras de uma fábrica têxtil, que foram trancadas e mortas por um incêndio provocado, por estarem reinvindicando seus direitos .
Quanta injustiça, preconceitos e falta de respeito às mulheres vêm passando ao longo da história humana. Estes seres especial que lutam exercendo todo tipo de atividades , buscando ,o conforto e tanto mais para si e família .
Dessas buscas nasce o artesanato muitas vezes através do reaproveitamento de material para criar o" novo",e assim suprindo uma necessidade.
Lembro de minha mãe (falecida com 93 anos ) que aproveitava pedaços de tecidos, roupas usadas e fazia roupas de cama para nós. Seus crochês eram feitos de barbante de embrulhos , e estes ela dividia o fio e enrolava para fazer colchas e toalhas de mesa.
Nesta reflexão agradeço Deus; por todas as concessões ,hoje pratico o artesanato para presentear e uso próprio, Mas já vejo esta arte sendo aos poucos valorizadas e sendo meio de sustentação de muitas famílias.
E assim mostro um de meus trabalhos que fiz para minha neta.
Muita paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário